Sejam Bem Vindos

Esse blog foi criado com o objetivo inicial de fazer um trabalho de sociologia, mas ao decorrer do projeto percebemos que o tema abordado em nosso blog, a violência, pode ser estudado não só como um trabalho de escola, mais precisa ser estudado e entendido para que possamos assim, compreender o conceito de violência e buscar causas para diminuir ou acabar com ela.

Nesse blog, você encontrará, noticias, informações e muito conteúdo sobre a violência em nossa sociedade. Bom proveito.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Violência na sociedade brasileira



Violência na sociedade brasileira : Refletindo sobre alguns aspectos causais.

Vivemos hoje o áplice da complexidade da civilização humana. O mundo moderno é resultado das buscas individuais pela felicidade, e tem como principal característica uma organização econômica,que desrespeita os direitos humanos igualitários de consumo dos bens produzidos. Por detrás das milhares de ofertas diárias de novos produtos científicos e tecnológicos que são veiculadas pelos diversos meios de comunicação está escondido um grande problema,a ilusão de que estes estão acessíveis a todos os cidadãos.
Essa ilusão é responsável por grande parcela do índice de Violência ocorrida no mundo. Quem nunca ouviu manchetes de ações criminosas praticadas em Supermercados,Bancos,Lojas e até mesmo residências luxuosas. Você já deve ter se perguntado alguma vez , o que motiva práticas de assaltos, de seqüestros e até mesmo de assassinatos e suicídios pelo mundo ?
Mais do que nunca, o homem de hoje é estimulado a possuir. Temos dito que a nossa sociedade é consumista. Aproveito aqui para discordar desse engodo,na sua totalidade a sociedade NÃO é consumista, a uma pequena parcela da sociedade que consome de fato e uma grande parcela que fica apenas na vontade,no desejo de um dia tornarem-se verdadeiramente consumidores,são excluídos do usufruto dos bens que cooperam significativamente para a melhoria da qualidade de vida,tais como,alimentação de qualidade,transporte de qualidade,educação de qualidade e saúde de qualidade.
Você já se perguntou quem são os verdadeiros consumistas da nossa sociedade ? Ofereço a seguir uma ajuda para facilitar a melhor compreensão sobre o que estou afirmando. Em uma entrevista no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão em 2007; foi mostrado à sociedade BRASILEIRA que um Deputado Federal gasta 400% a mais do que recebe como salário,mordomias como : auxílio paletó,viagens de ida e volta Brasília x Cidade de origem,etc.,todos pagamos com recursos da União,explicam esse percentual exagerado,porém verdadeiro. Aí vai um outro fato : A lucratividade das Grandes Empresas é altamente desumana quando comparada aos gastos com pagamento dos funcionários. Estas empresas estão sempre em busca de maior acúmulo de capital numa luta ferrenha por uma boa,ótima ou excelente posição entre as mais ricas do mundo, o que dizer das empresas que trabalham com petróleo ?
A regra geral é que a grande maioria das pessoas que estão hoje nas penitenciárias brasileiras é oriunda da grande parcela,estes tentaram pela força fazer uso dos bens produzidos pela sociedade e apresentados através dos meios de comunicação como possíveis de serem possuídos por todos. Nossa mídia televisiva faz propagandas exageradas,estimula a sensualidade de nossas crianças ,estimula o consumismo mal educado ( sem reflexão ) .... Vivemos em uma sociedade de produção humana e distribuição desumana. Nossa sociedade é mercada pela indiferença à diferença. O aumento de índice de violência no Brasil é a resposta a essa diferença . Fhilippe Perrenoud comenta em seu livro Pedagogia Diferenciada que a escola é o lugar mais indicado para de combater o mal da indiferença. O desafio se agiganta quando vemos que as escolas brasileiras acabam sendo palcos de motivação da indiferença à diferença. O que pensar de uma escola para os pobres,para os que pouco consomem ( Escola Pública ) e uma escola para os ricos ( Escola Particular ou Privada ). Sobre este aspecto não tenho nenhum interesse de classificar uma delas como de melhor qualidade,visto ser tal classificação dependente ao trabalho desalienador desenvolvido. Desumanização é o sinônimo da indiferença à diferença. De maneira geral as pessoas não são miseráveis por escolha e sim por imposição,não escolheram serem alienadas,mas são alienadas por alguém. O índice de violência na sociedade brasileira é relativa aos distúrbios ou irregularidades no que se refere à distribuição de rensa no país. Enquanto um Deputado Federal gasta por mês mais de R$ 80.000,uma faxineira tem que se contentar com R$ 415,00 por mês. Somos a sexta maior potência econômica do mundo e uma das piores em qualidade de vida. Nosso país esta classificado entre os maiores cobradores de impostos do mundo. Violência se combate com investimento em educação de qualidade,aquela educação que desaliena,que favorece a discussão política,que forma o cidadão reflexivo. Violência se combate com distribuição de renda,com redução de distorção e irregularidade salarial entre as profissões,cargos e funções gratificadas. Violência se combate com humanização. É preciso ser humano para reconhecer que o outro tem os mesmos direitos que temos. Ser humano é considerar que estamos aqui de passagem com objetivo maior de favorecer a melhor qualidade de vida do nosso próximo. Finalizo com o maior mandamento divino : Ama a Deus todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo.
AUTOR : Raimundo da Silva Santos Júnior ( Juriti )

3 comentários:

  1. Meninas do blog, achei tudo muito bem elaborado e essa notícia tem uma importancia muito grande na minha opinião, me ajudou muito a entender um pouco mais sobre viôlencia e as suas causas,adorei o Blog " Viôlencia na Sociedade " vocês estão de parabéns,espero todo dia poder ver novos artigos e novas postagens de vocês heim ? super beijo Meninas :)

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADA,É MUITO BOM SABER QUE ESTAMOS AJUDANDO PESSOAS ATRAVÉS DO NOSSO BLOG,PODE ESPERAR QUE TODOS OS DIAS TEREMOS NOVAS POSTAGENS E NOVOS DOCUMENTÁRIOS E NOTÍCIAS SOBRE VIOLÊNCIA OK ? ATÉ MAIS QUERIDA

    ResponderExcluir
  3. Realmente parabéns pessoal
    é como a Nayara disse esse blog realmente mostra
    de uma forma mais prática e fácil de nos darmos conta da sociedade em que vivemos...
    Parabéns ótimo blog,irei acompanhar sempre os novos artigos postados.

    ResponderExcluir